
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
- luispintolisboa
- 21 de mar.
- 1 min de leitura
Hoje, 21 de março, assinalamos o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.
Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória do Massacre de Sharpeville, ocorrido a 21 de março de 1960, na África do Sul. Naquele dia, a Polícia do regime do apartheid disparou contra manifestantes racializados que protestavam pacificamente contra as leis de segregação racial. Foram mortas 69 pessoas.
Assim, esta data tem como objetivo promover a reflexão e a necessidade de posicionamento contra todas as formas de discriminação racial, além de incentivar a igualdade e o respeito à diversidade étnica e cultural em todo o mundo.
Em suma, este é um momento de consciencialização e da promoção de ações que combatam o racismo estrutural e promovam a efetiva inclusão social.
Aproveito para partilhar a Carta Aberta que 38 coletivos enviaram ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro e a varias entidades do desporto, exigindo legislação mais dura contra crimes raciais e posicionando-se sobre o recente crime cometido sobre o jogador do Vitória Sport Club, Bruno Varela.




