top of page

Nota biográfica

Foto Campanha Legislativas 2_edited_edited.jpg

Olá. Tenho 45 anos e sou natural de Pevidém, S. Jorge de Selho, concelho de Guimarães, onde completei os estudos primários com o prémio de mérito da Sociedade Martins Sarmento. Em seguida, frequentei a Escola do Barreiro, até ao 7.º Ano e continuei os estudos na Escola Secundária Francisco de Holanda. Por essa altura, aos 14 anos, passei a residir na freguesia da Costa, Guimarães. 

 
Finalizado o secundário, licenciei-me, em Humanidades, pré-Bolonha, pela Universidade Católica Portuguesa. Entretanto, sou Pós-graduado em Política de Género: Igualdade e Não Discriminação, pela Academia de Ciências de Lisboa, e, Mestrando em Educação, na Universidade do Minho. 
 
Vou tentando estar presente no movimento associativo vimaranense e nacional enquanto sócio participante do Círculo de Arte e Recreio, da Associação Convívio, da Associação Vimaranense para a Ecologia, dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, da SOS Racismo e da Opus Diversidades. Sou também associado do Xico Andebol, clube que representei como jogador por dez temporadas, quer nos escalões de formação quer nos veteranos, tendo sido também Diretor do Clube. Atualmente, pertenço ao Conselho Consultivo do Clube Desportivo Xico Andebol. 
 
Desde sempre, sou um melómano e um apaixonado pela Cultura que deixou o desporto para perseguir a paixão pela Música, tendo sido multi-instrumentista e passado por quinze bandas, tendo atuado por uma centena de vezes, um pouco por todo o país e além-fronteiras, para além de ter lançado vários trabalhos discográficos. Fui também Produtor de Espetáculos e Festivais. 

 
Hoje em dia, trabalho como Técnico de Práticas Pedagógicas, Auditor, Mediador Cultural e tenho ministrado Oficinas de Sexualidade nas Escolas Secundárias de Guimarães.  

 

Para além do movimento associativo, participo também ativamente nos movimentos cívicos pelos direitos humanos, pela liberdade, pela Cultura e pela habitação. Porém, a minha participação política começou em 1996 quando me candidatei à presidência da Associação de Estudantes da Escola Secundária Francisco de Holanda. Em seguida, as lutas pelo direito ao aborto e ao direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, trouxeram-me consciência política. Com as grandes manifestações "Que se lixe a Troika" entendi o espaço público como lugar preferencial para a participação política. 

 

Desde então, um pouco por todo o país, estive presente em dezenas de manifestações pela Cultura, Antirracistas, Feministas, Climáticas, LGBTQIA+, pela Habitação e Contra a Pobreza, desde Évora, Lisboa, Porto, Braga, Barcelos e Guimarães. Entretanto, a 11 de agosto de 2020, fui uma das dez pessoas ameaçadas de morte, alegadamente, por um grupo de ultra-direita, autodenominado Nova Ordem de Avis. Na lista constava o nome de três deputadas de esquerda e de sete ativistas, entre os quais, o meu. Porém, essas tentativas de intimidação fortaleceram a devoção aos pilares da humanidade, da liberdade, da igualdade e da dignidade. 

 

Entretanto, entendi que, para reformar este sistema que tem por base a desigualdade e para mais conseguir lutar contra o discurso populista e a normalização do ódio, precisava de o fazer participando na vida partidária. 

 

Desse modo, nas Eleições Autárquicas de 2021, fui candidato à Câmara Municipal de Guimarães. Seguidamente, este caminho levou-me ao LIVRE, e, nas Eleições Legislativas 2024, fui o 2.º Candidato do Partido pelo Círculo Eleitoral de Braga. Neste distrito, o LIVRE subiu acima da média nacional, e, mais concretamente, nos catorze municípios de Braga, Guimarães foi o segundo que mais cresceu. Mais ainda, a freguesia onde resido, Costa, foi a que teve o melhor resultado no concelho de Guimarães. Fui também cocoordenador do GD LGBTQIA+ do LIVRE, e, neste momento, sou o 2.º Suplente da sua Assembleia. 

"Mudar o mundo, não é loucura, não é utopia, é justiça". 🩵

bottom of page