
Dia Internacional da Dança
- luispintolisboa
- 29 de abr.
- 2 min de leitura
O Dia Internacional da Dança é comemorado a 29 de abril, desde 1982, sugerida pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. Foi sugerido este dia em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727–1810), um dos grandes nomes da dança teatral e considerado o criador do balé moderno.
O objetivo é celebrar a dança como uma forma de expressão universal e promover a sua importância cultural e artística em todo o mundo. É também uma oportunidade para refletir sobre o papel da dança na educação, na inclusão social e na promoção do bem-estar.
Porque, a dança é uma arte performativa que combina movimento, emoção, narrativa e estética. Assim, é diferente de uma dança social ou recreativa, porque é criada com a intenção de ser apresentada ao público, transformando o corpo num veículo artístico que comunica ideias, sentimentos ou histórias.
Por isso, a dança apresenta o corpo como linguagem e principal instrumento de comunicação, falando por gestos, posturas e movimentos carregados de significados que vão além das palavras.
Para além disso, acontece num espaço físico e desenvolve-se ao longo de um tempo, elementos usados pela coreografia para construir composições que guiam a experiência do público.
A interdisciplinaridade é também um dos pilares da dança, pois dialoga com outras artes, como a música, teatro, artes visuais e tecnologia, criando obras interseccionais e inovadoras.
A dança, pode ainda ser uma expressão individual e/ou coletiva, reflectindo uma identidade pessoal, mas, também pode abordar temas sociais, políticos ou culturais.
Portanto, a dança é uma experiência irrepetível, porque cada apresentação é única, mesmo que coreografada, a performance traz elementos imprevisíveis e irrepetíveis.
Em suma, a dança é uma arte que utiliza o corpo em movimento para comunicar ideias, emoções e narrativas, ou seja, vai muito além do entretenimento, sendo uma manifestação artística que envolve criatividade, técnica e intenção em dialogo com outras disciplinas e com impacto sensível e profundo sobre o público.
A dança é a poesia do corpo, onde cada movimento escreve o que as palavras não conseguem transmitir.




