Dia Internacional da Pessoa Trabalhadora
- luispintolisboa
- 1 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
O Dia Internacional da Pessoa Trabalhadora é celebrado a 1 de maio em memória de um importante movimento operário nos Estados Unidos que exigia a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Na altura, as jornadas de trabalho duravam entre 10 a 16 horas por dia, 6 dias por semana. Na época, trabalho infantil era generalizado e os castigos corporais eram comuns.
Assim, a 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores saíram às ruas em Chicago e noutras cidades, reivindicando melhores condições laborais. As manifestações foram duramente reprimidas. De seguida, a 4 de maio, ocorreu a violenta Revolta de Haymarket, em Chicago, onde uma bomba foi lançada durante um protesto, resultando em vários mortos e feridos.
Desta forma, em homenagem aos chamados "Mártires de Chicago", a Segunda Internacional Socialista, em 1889, escolheu o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores, para lembrar a luta por melhores condições laborais e homenagear os que morreram por essa causa.
Lembro que, durante a ditadura de Salazar, as comemorações do 1º de maio foram reprimidas. Só com o 25 de Abril é que a data voltou a ser celebrada livremente, ganhando grande importância como símbolo da liberdade e dos direitos dos trabalhadores.
Em suma, direitos laborais são direitos humanos, por isso, garantir condições justas de trabalho é garantir dignidade, respeito e liberdade para todas as pessoas.




