
Candidatura à Assembleia do LIVRE
- luispintolisboa
- 10 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Olá, camaradas.
É com enorme sentido de responsabilidade e abnegação que me coloco ao dispor do Partido para servir o LIVRE na sua Assembleia.
Portanto, neste importante momento da história do partido, esta é a forma construtiva e positiva que encontro para tentar participar e ajudar os órgãos do LIVRE.
Efectivamente, faço-o, hasteando bem alto o pilar da liberdade, demonstrando que, para nós, este não é só um conceito abstrato, mas uma garantia exercida diariamente.
Por isso, assumo o compromisso e a disposição de defender os direitos e a liberdade de todas as pessoas, mesmo daquelas com as quais eu possa não concordar. Até porque, a liberdade anda sempre de mãos dadas com a responsabilidade ética e com o respeito em prol do bem comum.
Consequentemente, candidato-me honrando a igualdade de oportunidades, direitos e acesso, e, enquanto admirador confesso das Assembleias Cidadãs, faço-o por paixão e pelo princípio da representatividade, renovação e rotatividade, com o intuito de poder contribuir para debates informados e capacitados que permitam chegar às melhores conclusões coletivas e às melhores decisões políticas.
Na verdade, acredito que a Assembleia potencia e fortalece a democracia interna, promovendo uma maior legitimidade das decisões sendo essencial na coesão e solidariedade do LIVRE.
Com efeito, candidato-me, não para defender uma opinião política, mas sim para oferecer um contributo político com fé na irmandade para ajudar a construir pontes, para que, juntos, possamos tomar as melhores decisões, colocando sempre o LIVRE em primeiro lugar.
Para concluir, em consciência e com total motivação e dedicação, coloco-me à disposição do Partido, propondo-me a servir e a contribuir para tomar sempre a melhor decisão para o LIVRE.
Nota biográfica:
O meu nome é Luís Lisboa, tenho 44 anos, sou natural de Pevidém, S. Jorge de Selho, Guimarães, onde completei os estudos primários com o prémio de mérito da Sociedade Martins Sarmento. De seguida, frequentei a Escola do Barreiro, até ao sétimo ano, tendo prosseguido os estudos na Escola Secundária Francisco de Holanda. Entretanto, desde os catorze anos, radiquei-me na freguesia da Costa, Guimarães.
Finalizado o secundário, licenciei-me em Humanidades, pela Universidade Católica Portuguesa, Polo Regional de Braga, pré-Bolonha. Entretanto, fiz uma Pós-graduação em Política de Género: Igualdade e Não Discriminação, pela Academia de Ciências de Lisboa, e, sou Mestrando em Educação, na Universidade do Minho.
Todavia, sempre fui um apaixonado pela Música, e, em duas décadas, enquanto multi-instrumentista, toquei em várias bandas e atuei por uma centena de vezes, um pouco por todo o país, assim como além fronteiras, tendo lançado também vários registos discográficos. Fui ainda Produtor de Espetáculos e Festivais, fiz Rádio e colaborei com vários jornais e revistas.
Naturalmente, sempre estive presente no movimento associativo enquanto sócio participante do Círculo de Arte e Recreio, da Associação Convívio, da Associação Vimaranense para a Ecologia e da Opus Diversidades. Sou também associado do Salgueiros e do Xico Andebol, clube que representei como jogador por dez temporadas, nos escalões de formação e na equipa de veteranos, tendo sido também Diretor do Clube, e, atualmente, pertenço ao seu Conselho Consultivo.
Por outro lado, sempre me dediquei ao ativismo pelos Direitos Humanos, pela Cultura e pela Habitação. Assim, acreditando na importância da luta interseccional, fui fundador do Movimento Guimarães LGBTQIA+, 8M Guimarães, Movimento Virgínia Moura, Guimarães pela Palestina, Plataforma Artigo 65.º, entre outros coletivos locais e nacionais. Participo ainda em plataformas de referência nacionais e internacionais feministas, LGBTQIA+, antirracistas, pelos direitos das pessoas com deficiência, etc., onde estou em contacto com as principais pessoas e associações do ativismo português e internacional. Consequentemente, o objetivo é partilhar e receber informação, para, de uma forma mais informada, colaborar na luta por um mundo melhor, mais justo e fraterno para todas as pessoas. Aliás, esta minha entrega às causas sociais trouxe-me vários dissabores e ameaças. Porém, essas tentativas de intimidação fortaleceram a minha devoção aos pilares essenciais da humanidade, da integridade e da dignidade.
Entretanto, depois de dedicar grande parte da minha vida à construção de movimentos sociais, percebi que, para reformar este sistema injusto e para mais eficazmente lutar contra o discurso populista e a normalização do ódio, precisava agora de o fazer na vida político-partidária.
Assim, entro na política não por carreira, mas, com a perspetiva de contribuir para a construção de um mundo mais justo, livre e igualitário. Desta forma, nas últimas Eleições Autárquicas, fui candidato à Câmara Municipal de Guimarães. Seguidamente, este caminho, trouxe-me ao Partido LIVRE, e, nas Eleições Legislativas, fui o segundo candidato do Partido pelo círculo eleitoral de Braga, e, no distrito, conseguimos subir acima da média nacional. Mais concretamente, nos catorze municípios de Braga, Guimarães foi o segundo que mais cresceu, e, neste concelho, a minha freguesia, Costa, foi a que teve o melhor resultado. Sou ainda cocoordenador do GD LGBTQIA+ do LIVRE.
Profissionalmente, trabalho como Mediador Cultural, dou aulas de Artes Performativas e presto funções de Auditoria.
Saudações LIVREs. 💚





