8 de dezembro, Dia internacional do Orgulho Pansexual
- luispintolisboa
- 9 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
O Dia Internacional do Orgulho Pansexual é uma data dedicada à celebração da diversidade, recordando e afirmando a existência de pessoas pansexuais.
Desta forma, este dia, pretende incluir estas pessoas na luta LGBTQIA+, lembrando a sua existência e conferindo-lhes o seu lugar de fala.
Assim, pretende-se combater o ódio e o preconceito com amor, compreensão e partilha de informação e formação que promovam a abolição da discriminação e da exclusão.
Portanto, a pansexualidade é a orientação sexual de quem sente atração romântica, sexual ou afetiva por pessoas independentemente do seu sexo lido à nascença, da sua identidade, expressão de género ou da sua orientação sexual.
Ou seja, as pessoas pansexuais não inviabilizam o sexo biológico ou a identidade ou expressão das outras pessoas, estas penas não constituem fatores determinantes na sua atração.
Em suma, as pessoas pansexuais sentem-se atraídas por pessoas, sem ter em conta sexo lido à nascença, dentidade ou expressão de género ou orientação sexual.
A bandeira pansexual foi criada em 2010, por Jasper. A bandeira é composta por três faixas horizontais do mesmo tamanho, uma rosa, uma amarela, e outra azul.
A faixa rosa simboliza as mulheres, a amarela as pessoas não-binárias, e a faixa azul representa os homens.
Curiosamente, rosa, amarelo e o azul conseguem formar todas as outras
cores.
Existe também um símbolo Pansexual, que consiste na letra "P", mas, a sua ponta termina com uma cruz e uma seta, tal como os símbolos masculino e feminino. O símbolo é estilizado com as cores pansexuais, o rosa o amarelo e o azul.







