top of page

2 de agosto, dia de Zeca Afonso

  • luispintolisboa
  • 2 de ago.
  • 1 min de leitura

🎶✊🏽 Hoje, recordamos o nascimento de José “Zeca” Afonso (2 de Agosto de 1929 – 23 de Fevereiro de 1987), a voz maior da canção de intervenção e um símbolo indelével da resistência ao fascismo em Portugal.


Zeca foi muito mais do que músico: foi poeta, militante e testemunha ativa do tempo em que a censura e a repressão tentavam calar a dignidade do povo. As suas canções, como "Grândola, Vila Morena", "A Morte Saiu à Rua", :Os Vampiros", "Venham Mais Cinco" ou "Coro da Primavera", tornaram-se hinos de liberdade e solidariedade.


No dia do seu funeral, em 1987, mais de 30.000 pessoas reuniram-se em Lisboa para prestar homenagem ao homem que ousou cantar contra a ditadura e contra a injustiça. Foi uma despedida emocionante que mostrou a força do seu legado político, musical e social.


🌿 As suas palavras, “Devemos lutar onde exista opressão, seja a que nível for”, continuam a inspirar gerações que acreditam num mundo mais justo.


🎵 "Grândola, Vila Morena" ecoou no 25 de Abril como senha da Revolução. Hoje, continua a ecoar nos corações que não esquecem.


 
 

"Mudar o mundo, não é loucura, não é utopia, é justiça". 🩵

bottom of page